26 de fevereiro de 2009

Bilboquê

Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.

Em francês, a palavra bilboquet tem relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão" , como por "bolinha-de-gude". Estudiosos da língua afirmam que a palavra bilboquet aparece em textos franceses pelo menos desde 1534.

Existem evidências de uma larga disseminação do uso desse jogo. Pinturas européias indicam que ele era praticado nas cortes reais e aldeias do continente. Também pode-se encontrar este jogo em culturas de diversas partes do mundo: Japão, México, Ártico, América do Norte e América do Sul. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero.

6 comentários:

Anônimo disse...

lagalzinho?

Blog Dri Viaro disse...

Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjsss

aguardo sua visita :)

Ballynha disse...

Esse negócio é também suuuper difícil! ^_^

Dakota disse...

Amei de verdadee esse blog.. muito fera!! Eu adoroo brinquedo e tipo.. é bem interessantee...


bjokasss

Unknown disse...

Muito legal! O bilboquê fez parte da minha infância e adolecencia,e, até hoje faço as minhas peripécias.
Como posso adquirir algumas peças?

xandrohq disse...

Oi,amiguinho(achei legal seu blog),visite/siga o Blog do XANDRO(meu blog)
vc vai gostar!;) http://blogdoxandro.blogspot.com/